top of page

Atravessando Portas


ree

🌸Antes de atravessarmos uma porta somos uma pessoa. Após atravessarmos a porta somos outra pessoa. Cada experiência traz uma nova informação e uma transformação. Nunca somos os mesmos ao abrirmos os olhos para um novo dia. Acordamos sob um novo olhar para um novo dia. Nossas células foram renovadas, tivemos inúmeras novas informações e novas possibilidades para experienciar a vida através de nossas escolhas, sob filtros que desenvolvemos para interpretar nosso mundo.


🌸Diante de inúmeras portas e possibilidades escolho uma das portas que acredito ser a melhor pra mim. E as crenças são partes do meu filtro, que me impulsiona na escolha.

- Ok, acredito, neste instante, que esta é a melhor escolha.👍E assim atravesso a porta da possibilidade escolhida. Escolha consciente? Nem sempre. Muitas vezes acreditamos que é consciente, mas é baseada no impulso inconsciente da ilusão de que estou escolhendo de forma consciente o que quero. Ok, tudo bem, isso é uma outra história.


🌸Ao atravessar a porta, observo novas informações, e, nem sempre, e na grande maioria das vezes, condiz com o que eu acreditava que seria quando escolhi essa porta. Mas tudo bem, foi o que foi possível, afinal, essa que atravessou a porta não é mais a mesma pessoa, da que escolheu atravessá-la.

Agora sou uma nova pessoa pois aprendi algo novo, despertei para uma informação que não havia me dado conta. E escolho então seguir, agradecendo pela nova informação e compreendendo que a escolha me permitiu andar, aprender, despertar, e sigo através de um olhar mais desperto do que tinha antes da porta. Que legal! E lá vou eu, seguindo a jornada desfrutando com entusiasmo cada nova possibilidade que me é apresentada e me reinventando a cada passo.


🌸No entanto, a perspectiva acima nem sempre faz parte da realidade de muitos de nós. Seguimos atravessando nossas portas de possibilidades num contínuo e arrogante ataque, julgando e condenando a nós mesmos por termos feitos as escolhas "erradas". "Erradas"? Como assim "erradas"? Se eu não tinha as informações que tenho depois de atravessar a porta, como posso julgar, condenar e definir como "erro", a escolha que fiz antes de atravessar a porta? Ok, vamos dizer que foi um equívoco, mas a partir do momento que vejo esse equívoco e aprendo com ele e sigo, vou experienciando a vida com mais leveza.


🌸Ao me condenar por ter "errado" na escolha, estou delegando o meu poder ao ego, que só funciona a partir do medo, do ataque e da culpa. E aí, depois de muitas portas, atravessando, julgando, me culpando pelos "erros" que aceitei definir como "erros", um enorme peso vai se formando. Minha jornada vai ficando pesada, a culpa e condenação geram punições auto impostas, e então entro num looping contínuo, um enredamento que vai tornando minha visão turva e meus filtros totalmente desformes.


🌸É aí que a beleza do auto conhecimento nos ajuda. Quando assumimos parar e observar nosso mundo sob um novo olhar, percebemos que sempre existem portas que nos levam a novas saídas, e uma delas, capaz de ir limpando todo esse peso acumulado. Seu nome: Perdão. Mas não o Perdão Egóico, que se vangloria por perdoar no alto do seu pedestal, cuja intenção é apenas se iludir mais ainda. Estamos falando aqui do Perdão Genuíno.


🌸O Perdão Genuíno é olhar pra dor do "erro" e reconhecer que não há "erro". Sim, não há "erro", pois o "erro" é o mecanismo que o ego cria para nos amarrar ao looping da culpa, condenação e punição, o prendendo em seu julgo do medo. O homem que escolhe despertar para o Perdão Genuíno, escolhe reconhecer que o que fez partiu de uma escolha dentro do que se acreditava ser o melhor a fazer.

Então alguém que repete "erros", dos mais vis, basta se perdoar e pronto? A questão é que, o que denominamos grave "erro" só é praticado quando passamos muito tempo nos sufocando de auto condenações e auto punições (seja nesta ou em outras experiências de vida). Enquanto seguirmos distraídos de nós mesmos, nos identificando com o próprio "erro" que acreditamos cometer, nos tornamos bonecos sob o julgo do ego. Com isso, entramos nas rodas de dramas e sofrimentos, que, se não são vistos, se tornam doenças. Doenças que ao não serem vistas e reconhecidas como oportunidade para nos perdoar genuinamente, só nos levarão a um destino, o de deixar essa experiência.


🌸O corpo sempre buscará nos proteger em prol de nossa sobrevivência, mesmo que seja pra proteger de nós mesmos. E, como nossa existência é imortal, se o corpo percebe que você não deseja aprender e reconhecer uma possibilidade mais leve para experienciar este mundo, ele irá te tirar daqui, sem nenhuma culpa, uma vez que a culpa é pura ilusão do ego.


🌸E você, está preparada(o) pra escolher atravessar as portas sob um novo olhar? Está disposta(o) a reconhecer que a culpa é ilusão do ego, e se perdoar genuinamente? Está disposta(o) a experienciar essa jornada sob um olhar mais leve e amoroso por você? Então agradeça, ame-se e desfrute com entusiasmo as portas e possibilidades que se apresentam à você! Viva na certeza que já somos o despertar que queremos. Já somos o Amor, momentaneamente experienciando o medo. Não somos o medo em busca de amor. Sair da identificação com esse mundo e reconhecer o observador que há em nós, observando o experimentar, é o primeiro passo pra despertar do pesadelo e começar a sonhar. Sonho da criança que te habita e só quer sair pra brincar. Criança que sabiamente desconhece o "erro", pois se reconhece pura, inocente, impecável.


🌸Que você passe a atravessar portas sob um novo olhar. E, caso você sinta que do outro lado não foi como imaginou, feche os olhos, respire fundo e diga pra você mesma(o):

Sinto muito, foi o que foi possível.

Gratidão pela oportunidade de ver e aprender com isso.

Agora me sinto livre pra seguir sob um novo olhar.

O olhar do puro Amor que Sou.

Boa jornada!

🌸Namastê 🌸 Cris Lacerda 🌸

 
 
 

Comentários


bottom of page